
Tipos de Gramas
Beleza e proteção juntas em um só jardim
As gramas têm um papel fundamental no campo e nas áreas rurais, muito além da estética. Elas ajudam a proteger o solo contra a erosão, melhoram a infiltração da água, reduzem poeira e lama em pátios e estradas, além de servirem como pastagem em algumas situações.
No paisagismo, as gramas trazem beleza, conforto e frescor, sendo utilizadas em jardins, áreas de lazer, chácaras e fazendas. Cada variedade possui características próprias que a tornam mais indicada para sol pleno, meia-sombra ou sombra, garantindo a cobertura adequada para diferentes ambientes.
Nesta seção, você vai conhecer os principais tipos de gramas, suas particularidades e utilidades específicas, para que possa escolher a melhor opção de acordo com as necessidades da sua propriedade ou espaço verde.
Grama Batatais (Paspalum notatum)
Planta invasora muito disseminada no país. É invasora de pastagens no estado de Minas Gerais, onde o gado não a aprecia, invade pastagens de colonião. Infesta as culturas de cacau, frutíferas, mamona, fumo, café, citrus, amendoim, algodão, milho e mandioca.
Adapta-se bem em solos pobres, são tolerantes ao inverno e protege o solo contra erosão.
Em solos argilosos, cresce rápido, dando folhas glabras. Em solos arenosos, cresce pouco e tem folhas pilosas, que prejudicam o gado.
Sinal de decadência do solo pastoril, especialmente em pastagens plantadas. De todo o modo, suporta pisoteamento intenso.
DESTAQUES :
-
Muito usada em campos esportivos e grandes áreas.
-
Resistente ao pisoteio e à seca.
-
Crescimento lento, exige pouca manutenção.




Grama Bermuda (Cynodon dactylon)
É uma das plantas invasoras mais espalhadas no mundo, estando em cerca de 100 países.
No Brasil é encontrada em lavouras anuais e pomares, sendo considerada invasora de difícil controle.
Uma planta pode produzir até 5 metros de rizoma em 80 dias. Os rizomas concentram-se na camada arável do solo (0-20 cm), mas podem chegar até 80 cm de profundidade.
É hospedeiro de nematóides dos gêneros Meloidogyne e Pratylenchus, de fungos e vírus.
DESTAQUES :
-
Indicada para campos de futebol e pastagens.
-
Rápido crescimento e boa resistência ao calor.
-
Precisa de podas frequentes.




Grama São Carlos (Axonopus compressus)
Axonopus compressus, também conhecida como grama São Carlos, grama Curitibana, Grama Sempre Verde, Grama Tapete e Grama Raspim é uma grama frequentemente utilizada como um pasto permanente, cobertura vegetal e gramado em solos úmidos e com pouca fertilidade, incluindo locais de meia-sombra ou até pouco iluminados.
Apresenta folhas largas. Possui alta resistência ao encharcamento e desenvolve bem em locais com drenagem ruim, locais onde outras gramas não se desenvolveriam.
Exige um solo levemente ácido e rico em matéria orgânica.
DESTAQUES :
-
Boa cobertura, folhas largas.
-
Resiste bem ao sol e à umidade.
-
Muito usada em jardins e áreas de lazer.




Grama Esmeralda (Zoysia japonica)
A grama esmeralda é resistente e se desenvolve bem em diversos tipos de solo. Pode ser plantada em qualquer época do ano e, se for cultivada adequadamente, pode se desenvolver bem, tanto no inverno, como no verão. Essa grama possui folhas estreitas de crescimento lento, muito macias ao toque.
Ela é a grama recordista de vendas, sendo responsável por mais de 80% do volume total de grama comercializada em todo país. A grama esmeralda é comumente extraída com auxílio maquinário no formato de placas, tapetes, rolos e grande rolos sendo produzida em larga escala no interior de SP.
Por ser um clima “oscilante”, não falta chuva e nem sol, o que propicia, uma rápida e sólida produção autossustentável durante o ano inteiro.
DESTAQUES :
-
Folhas finas, de aparência delicada.
-
Alta resistência ao pisoteio e ao sol.
-
Muito usada em jardins residenciais.




Grama São Carlos Plus
Por ser geneticamente modificada, a grama são carlos plus tem como principal vantagem, uma melhor resistência a pisoteio na sombra.
Fato justificado pela presença de maior concentração de raízes em sua composição química.
A aparência de suas folhas também sofre alteração, com sua pigmentação puxando levemente para o verde mais claro.
A nível de corte, os tapetes de grama são carlos plus obtém um melhor aproveitamento da metragem, tendo um índice de quebra baixíssimo.




Grama Coreana / Japonesa (Zoysia tenuifolia)
A grama coreana (nome científico: Zoyzia Tenuifolia) também popularmente conhecida como grama japonesa, é uma gramínea de origem asiática (região sul da china) .
Como a maioria das plantas ornamentais, também pertence à família poacea. Tem seu ciclo de vida perene (longo) e sua divisão celular ocorre através de angiosperma.
A principal característica da grama coreana é mesmo estando bem enraizada não ter muita resistência a pisoteio.
Motivo pelo qual é mais utilizada em locais com trafego pouco intenso, um exemplo de utilização seria a área do green em um campo de golf, onde só existe um golfista e uma bola de golfe prestes a cair no buraco.
DESTAQUES :
-
Muito usada em jardins orientais.
-
Crescimento lento, aparência ornamental.
-
Adaptada à meia-sombra e áreas decorativas.










