top of page
guinés e perús.jpg

Codornas, Guinés e Perús

Esse grupo de aves, embora diverso, compartilha grande relevância para o homem do campo. As codornas destacam-se pela produção de ovos nutritivos; as galinhas-d’angola (ou guinés) atuam como vigilantes naturais contra pragas e ainda fornecem carne saborosa; e os perus completam o trio, tradicionalmente criados para consumo em datas festivas. Todos juntos representam tradição, utilidade e diversidade na avicultura rural.

CODORNAS

Codorna Japonesa (Coturnix japonica)

Codorna-Japonesa

DESTAQUE:

 

Seus ovos e carne são considerados ingredientes de alta qualidade na culinária de diversas culturas, como no Japão e na culinária mediterrânea.

A Codorna Japonesa é uma ave doméstica de rápido crescimento, pequena, que se destaca pela alta produtividade de ovos e carne, com fêmeas que podem produzir 200 a 300 ovos por ano e são iniciadas na postura aos 35 dias de vida.

 

Com plumagem variada em tons de bege, marrom e cinza, a ave atinge cerca de 120 a 180 gramas na idade adulta e se adapta a diferentes climas, embora o ideal seja entre 21 e 25°C.

 

Características principais:

  • Maturação: A ave atinge a maturidade sexual precocemente, iniciando a postura por volta dos 35 a 45 dias de vida.

  • Espaço: A codorna japonesa é pequena e requer pouco espaço, sendo possível acomodar muitas aves por metro quadrado. 

  • Alimentação: Consome entre 25 e 27 gramas de ração por dia. 

  • Comportamento: Aves sociáveis, que podem coabitar em cativeiro. 

Codorna Europeia (ou Italiana)

Codorna-Europeia

DESTAQUE:

 

É uma ave de menor porte em comparação com outras espécies, mas ganha peso rapidamente, podendo atingir peso considerável em poucas semanas. 

A codorna europeia (ou italiana) é uma ave migratória selvagem, originária da Europa e África. É utilizada na criação para corte e ovos, com plumagem variando de tons bege, brancos e castanhos.

 

Machos e fêmeas não diferem muito em peso, e os machos se distinguem pelo peito de cor laranja-avermelhada, enquanto as fêmeas possuem pintas pretas no peito. 

Características principais:

  • Dimorfismo sexual: O macho apresenta o peito de cor laranja ou avermelhada, enquanto a fêmea tem o peito pintado com manchas pretas. 

  • Habitat: Prefere áreas com ervas altas, sendo difícil de ser vista, apesar de seu canto característico ser mais audível que sua presença. 

  • Criação comercial: É criada principalmente para a produção de carne, por ser saborosa e de crescimento rápido, ganhando bastante peso em 21 dias. 

  • Ovos: Produz ovos grandes, mas em menor quantidade que a codorna japonesa. 

Codorna Americana

Codorna-Americana

DESTAQUE:

 

Necessitam de uma área ampla para coabitar e se desenvolverem.  E consomem grãos, milho, trigo, e insetos, alimentando-se pouco e produzindo fezes secas. 

A Codorna Americana é uma ave dócil, rústica e resistente, com cerca de 23 cm e 170g, de fácil criação e boa adaptabilidade ao Brasil. Machos e fêmeas apresentam dimorfismo sexual, com o macho exibindo uma faixa branca ou amarela na cabeça e a fêmea com marcas mais escuras e marrons.

 

A reprodução pode gerar até 300 ovos por ano, que eclodem em 23 a 24 dias, e as codornas são boas poedeiras, produzindo ovos brancos sem pigmentação. 

Características principais:

  • Temperamento: São aves bastante sociáveis e dóceis, fáceis de criar e manusear. 

  • Voo: Apesar de dóceis, voam e podem fazê-lo em alturas elevadas, sendo consideradas aves de canto agradável. 

  • Rústicas: São muito resistentes a doenças e se adaptaram bem ao clima brasileiro. 

  • Produção de ovos: São excelentes poedeiras, produzindo uma quantidade significativa de ovos, que podem chegar a 300 por ano em condições de criação em cativeiro no Brasil. 

Codorna Chinesa

Codorna-Chinesa

DESTAQUE:

 

Alimentam-se de sementes e insetos, o que lhes rende o apelido de "faxineiras", pois aproveitam sementes deixadas no chão.

A Codorna Chinesa é a menor espécie de codorna, medindo cerca de 12,5 a 14 cm e pesando entre 28 e 40g. Os machos são mais coloridos, com plumagem azulada no peito, ventre avermelhado e marcas pretas e brancas na garganta, enquanto as fêmeas têm uma plumagem mais uniforme marrom com peito e abdômen avermelhados.

 

São aves dóceis, de fácil criação, que se alimentam de insetos e sementes e são frequentemente criadas como aves ornamentais. 

Características principais:

  • Bico e Pernas: O bico é preto e as pernas e pés são amarelos a alaranjados. 

  • Postura: As fêmeas começam a botar ovos por volta dos 40 a 60 dias de idade, depositando de 6 a 10 ovos, preferencialmente em um local protegido. 

  • Mutações: Existem várias mutações de cores conhecidas, incluindo versões ruivas, brancas e malhadas, tornando-as aves muito populares para criadores.

GUINÉS - GALINHA D'ANGOLA

Angola Cinza-escura (ou Pérola)

Angola-Cinza

DESTAQUE:

 

Desempenham um papel importante no controle de insetos, carrapatos, formigas e outras pragas. 

A galinha d'Angola cinza-escura, conhecida como pedrês, é uma ave de origem africana com plumagem predominantemente cinza com pintas brancas, um corpo robusto e uma pequena crista de penas pretas na cabeça.

 

É uma ave barulhenta e agitada, conhecida por seu canto inconfundível de "tô fraco", territorialista, agressiva e um eficiente controlador de pragas, consumindo insetos, carrapatos e roedores. 

Características principais: 

  • Tamanho: São aves de grande porte, podendo medir cerca de 56 centímetros e pesar em média 3 quilos.

  • Sonoridade: São aves muito barulhentas e ariscas, com um grito característico. 

  • Comportamento Territorial: Demonstram ser aves territoriais e agressivas, especialmente entre si. 

  • Habitat: Natural de regiões arborizadas e savanas africanas, adaptam-se a diversos ambientes. 

  • Voz: A fêmea emite um canto característico de "tô fraco".

Angola Branca

Angola-Branco

DESTAQUE:

 

Considerada uma ave de beleza ímpar e ornamental. Sua carne tem qualidade semelhante à do faisão, sendo utilizada em pratos finos.

A galinha Angola Branca é uma variedade ornamental de guiné, caracterizada pela sua plumagem completamente branca, porte robusto e aparência exótica.

 

É uma ave alerta e vigilante, mantendo uma natureza inquieta, o que a torna adequada para espaços amplos. Possui carne de qualidade, semelhante à do faisão, e atua como bom controle biológico ao comer insetos, mas sua postura de ovos não é alta, produzindo entre 40 e 80 ovos por ano. 

Características principais:

  • Plumagem: Inteiramente branca, contrastando com a aparência exótica da espécie.

  • Porte: Robusto.

  • Temperamento: Alerta e vigilante.

  • Controle Biológico: Excelente para controle de pragas, alimentando-se de insetos, formigas, carrapatos, e outros pequenos animais. 

  • Vive em Grupo: Prefere viver em bandos. 

  • Manuseio: Ave resistente e de fácil manejo, que se adapta a diferentes climas. 

PERÚS

Peru Branco de Peito Largo (Broad Breasted White)

Peru-Branco

DESTAQUE:

 

conformação genética para o rápido ganho de peso e o estilo de vida sedentário o tornam suscetível a problemas como doenças cardíacas e dificuldades respiratórias. 

O peru Branco de Peito Largo é uma raça criada para produção comercial, caracterizada por suas penas brancas (que facilitam a descoloração da pele após o abate), um peito volumoso com grande quantidade de carne e um corpo mais curto.

 

É uma ave que cresce rapidamente até atingir um peso considerável, mas sua conformação física limita a mobilidade, tornando-o sedentário e propenso a problemas de saúde. 

Características principais:

  • Peito Largo e Volume de Carne: Foi desenvolvido para produzir uma quantidade significativa de carne de peito, tornando-o muito popular na indústria alimentícia comercial. 

  • Crescimento Acelerado: Esta raça atinge o peso de abate em pouco tempo, o que é uma vantagem econômica para os criadores. 

  • Menor Mobilidade: Devido ao seu grande desenvolvimento muscular e crescimento rápido, o Peru Branco de Peito Largo tem pouca capacidade de voar e é sedentário. 

Peru Bronze

Peru-Bronze

DESTAQUE:

 

O Broad Breasted Bronze é uma raça comercial especializada, criada para produção de carne e que depende de inseminação artificial para reproduzir. 

O peru Bronze, tanto a variedade Standard quanto a Broad Breasted Bronze, é caracterizado por sua plumagem colorida, com reflexos metálicos em bronze, cobre, verde e preto, e a presença de "barbas" nos machos.

 

O Standard Bronze é conhecido por sua resistência, autossuficiência e capacidade de acasalamento natural, sendo uma raça tradicional e de importância para a conservação genética.

Características principais:

  • Penas das asas: Possuem faixas brancas contrastantes, especialmente nas asas secundárias.

  • Barba: Machos (chamados "toms") ostentam uma "barba", uma protuberância de pelos grossos no peito, que pode estar ausente ou ser mais curta nas fêmeas.

  • Dimorfismo Sexual: Machos são consideravelmente maiores e mais vistosos que as fêmeas, que são menores e de cor mais opaca.

Peru Comum (caipira)

Peru-Caipira

DESTAQUE:

 

Enquanto o peru preto caipira pode ser abatido com 90 dias pesando cerca de 3kg ou mais, o peso adulto da fêmea fica entre 7 e 8,5kg e do macho por volta de 11kg.

O peru comum (ou caipira) caracteriza-se por ser um animal resistente, rústico e bem adaptado a diferentes ambientes, sendo de fácil criação e manejo. Sua plumagem, que pode ser preta, bronze ou branca, tem um aspecto iridescente.

 

É um animal de crescimento rápido e boa resistência, com fêmeas que são boas poedeiras e mães. A carne é saborosa e magra, e os perus podem ser criados em pequenas áreas, aproveitando-se também seus dejetos como adubo. 

Características principais:

  • Adaptabilidade: O peru caipira é uma ave rústica e resistente, com grande capacidade de adaptação a climas variados. 

  • Crescimento Rápido: Os filhotes crescem depressa, atingindo a maturidade em pouco tempo. 

  • Carne e Outros Produtos: A carne é saborosa, magra e muito apreciada, além de as penas serem usadas em enchimentos e os dejetos como adubo.

Use tudo que você possui para adquirir ENTENDIMENTO.                                                                               Provérbios 4:7

bottom of page